No conteúdo teórico, conhecemos a diferença entre eficiência e responsividade. A eficiência significa o cumprimento dos padrões, da forma correta e ao custo mínimo para sua realização. Já a responsividade é a habilidade em atender ao cliente com uma alta variedade de produtos. Ao compararmos estas definições, identificamos uma contradição.
Como ser altamente responsivo, mantendo também a eficiência?
Soluções para a tarefa
A responsividade (atender o cliente com uma grande variedade de produtos e serviços com um nível de serviço alto) e a eficiência (cumprimento das obrigações assumidas de vendas de produtos e serviços em tempo e forma corretos com baixo custo) de uma empresa é o equilíbrio entre ambos os objetivos, ou seja, quando a empresa atinge o nível desejado entre o atendimento ao cliente e redução de custos.
Tem que ter um alinhamento entre a estratégia competitiva que é suprir as necessidades do cliente através dos seus produtos ou serviços e a estratégia logística que está relacionada com redução de custos, portanto quanto maior é a satisfação do cliente, mais responsiva a empresa será, porém maior serão os custos gerados e quanto mais eficiente a empresa é, menor serão os custos da mesma.
Por esse motivo deve haver um equilíbrio entre a eficiência e a responsividade.