“No contemporâneo, observa-se o declínio das tradições que norteavam a vida em comunidade de outrora. A crença na autoridade foi, aos poucos, sendo substituída pela certeza de uma satisfação imediata pela via do consumo. Diante da oferta obscena de objetos, o capitalismo cria uma atmosfera onde tudo é possível, promovendo uma identificação generalizada com a figura genérica do consumidor. Os sujeitos, nesse contexto, não se organizam mais em torno dos ideais simbólicos que, em outros tempos, marcavam uma falta constitutiva, mas em torno de objetos que prometem suturar nosso vazio existencial (EIDELBERG et al., 2009).”
COSTA VAL, A. et al. Psicanálise e Saúde Coletiva: aproximações e possibilidades de contribuições. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, v. 4, p. 1287-1307, 2017.
Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
O sujeito agora é o consumidor e sua existência está pautada naquilo que é capaz de consumir. O ser se torna equivalente a ter, tornando aquilo que se consome algo análogo ao que se é.
Ou seja,
O corpo, em sua vertente mais somática, passou a ser foco da gestão individual, tornando-se catalisador do consumo. Diante do imperativo de uma performance perfeita, o corpo transformou-se em um objeto sujeito a toda sorte de intervenções.
Nessa lógica, é correto afirmar que:
a. A primeira afirmativa está errada, mas a segunda está correta.
b. Ambas as afirmativas estão corretas, mas se contradizem.
c. A primeira afirmativa está correta, mas a segunda está errada.
d. Ambas as afirmativas estão incorretas.
e. Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Resposta:
Ambas são verdadeiras e se complementam.
Explicação:
Fiz assim no portal e deu certo.
rayanersr15:
obrigadoo
Respondido por
1
Resposta:
Letra E Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam
Explicação:
Perguntas interessantes
Lógica,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás