No conhecimento científico compreendemos princípios que envolvem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assim, os métodos podem ser compreendidos como método no sentido que Vieira Pinto apresenta:
" Justamente se trata de esclarecer que a idéia geral não pode deixar de conter a essência dos casos particulares, assim como estes não seriam reconhecidos como tais, apesar de sua variedade,se não encontrassem a significação que os define num conceito universal que os envolve, os unifica e se realiza concretamente na especificidade distintiva de cada qual.""#a1">1
Então não se trata apenas de reconhecer a multiplicidade dos métodos, mas de conciliar a unidade e a multiplicidade na conceitualização do método.
Em continuação à idéia do autor supracitado, " O método é uno no sentido em que todas as modalidades que reconhecemos se unificam pela posse de uma essência comum, de caráter dialético, que as torna a todas entendida como "método", sendo por isto chamadas por tal termo. Mas, ao mesmo tempo, essa essência uma não existe num mundo à parte, não tem realidade fora da multiplicidade dos métodos objetivamente reais e efetivamente praticados pela pesquisa científica.""#a2">2
Considerando tais aspectos é que podemos apresentar uma classificação dos métodos de conhecimento em dois grandes grupos: o método filosófico e os métodos especiais das ciências.
O método filosófico surge como generalização de todos os outros métodos. Entretanto, a transformação dos métodos específicos em método filosófico não ocorre de forma mecânica e linear, mas o método filosófico surge levando em conta os resultados dos métodos especiais.
Os métodos especiais são particulares de uma ciência ou conjunto das ciências, constituindo um meio de obtenção de novas teorias e novos resultados científicos. Tais métodos especiais podem ser aplicados em uma ou muitas ciências, ou seja, podem ser universalmente científicos, mas nunca se igualam ao método filosófico, "de vez que não determinam o caminho geral de evolução do conhecimento no sentido da verdade com todos os componentes,mas apenas alguns aspectos, alguns momentos desta evolução.""#a3">3
Assim sendo, o método filosófico é irredutível aos métodos especiais. De outro lado, nenhum método científico pode transformar-se num método universal. Os métodos especiais, na sua originalidade, constituem formas de manifestação do método filosófico. Por conseguinte, conclui-se que há uma relação entre os métodos científicos especiais.
É necessário, ainda, dentro desta perspectiva, distinguir método de metodologia.
A metodologia constitui a doutrina do método, a sua teoria. Ela discute os vários tipos particulares de métodos, organiza-os num sistema, que orienta num todo teórico o trabalho de investigação da realidade. A metodologia explica um conjunto de métodos, donde também decorre a técnica.
espero ter ajudado❤me seque