No começo do século 20, havia a disputa entre a democracia liberal capitalista, um capitalismo autoritário ao redor do fascismo e o comunismo. A vitória dos Aliados na Segunda Guerra eliminou um; o comunismo autoritário sobreviveu até a queda do Muro. Depois de 30 anos com o capitalismo democrático como único modelo possível, essa superioridade, essa inescapabilidade da democracia liberal sob o capitalismo está em disputa. Ainda não existe uma alternativa ao capitalismo como sistema econômico, mas há contestações claras à democracia liberal — essa democracia de partidos, sistema robusto de freios e contrapesos limitando o Executivo, um sistema de limites claros baseados na lei. O modelo que se coloca é mais nacionalista, mais autoritário. Ainda tem componentes eleitorais, mas é muito mais majoritário que liberal, é muito mais sobre garantir a vontade de uma maioria difusa do que proteger direitos de minorias e garantir o império da lei.
Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2021.
A partir das informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Democracias não liberais possuem forte intervenção do Estado no campo econômico e na distribuição de riqueza, com o seu líder maior alcançando o poder através de um golpe de estado.
PORQUE
II. Democracias não liberais apesar de possuir características de regimes democráticos, não há uma divisão e limitação dos poderes, e assim o presidente acaba por concentrar todo o poder.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Página 119 do livro.
De forma geral, são democracias que possuem apenas algumas características dos regimes democráticos, como o voto popular, mas, normalmente, não apresentam a divisão de poderes, ou, quando apresentam, o Presidente passa a exercer uma posição de decisão final sobre os assuntos.
Presidente passa a concentrar uma grande carga de poder, não porque imprimiu um golpe de estado, mas sim, porque foi eleito por meio de uma Constituição que já previa estes poderes e, em alguns casos, mudanças constitucionais foram sendo provocadas e realizadas ao longo do caminho. A característica mais forte destas democracias e o que leva, entre outros, a serem questionadas realmente como democracias, é uma forte intervenção do Estado no campo econômico e o Estado atuando de forma direta e constante na distribuição de riqueza.
A alternativa correta quanto à classificação das afirmativas sobre as democracias não liberais é a Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa é VERDADEIRA, uma vez que as democracias não liberais até têm intervenção estatal na economia, mas não há golpes de estado, com o líder sendo eleito de forma democrática, através do voto popular.
II - A segunda afirmativa é VERDADEIRA, dado que o presidente acaba ficando com seu poder mais fortalecido, mesmo com características de regimes democráticos.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/39237332