no começo da colonização portuguesa e espanhola na América, estas duas grandes potências dividiram o mundo em duas partes que conhecemos como o Tratado de Tordesilhas, mas esta divisão atraiu interesses de outros Estados com a França que não concordou com essa estratégia, aproveitando-se da ausência de portugueses em vários territórios do Brasil, invadindo-o, fazendo aliança com várias tribos indígenas, dessas alianças fundaram os territórios franceses batizados em França Antártica e França Equinocial. Diga quais sãos os territórios correspondentes respectivamente a estas regiões hoje:
A)São Paulo e as regiões onde estão os estados de Minas Gerais e Espírito Santo;
B)Minas Gerais e as regiões onde hoje estão os estados do Acre e Roraima;
C)Rio de Janeiro e as regiões onde hoje estão os estados do Pará, Amapá e Tocantins;
D)Espírito Santo e as regiões onde hoje estão os estados de São Paulo e Rio de Janeiro;
Soluções para a tarefa
Resposta:
C)
Explicação:
No século XVI, mais especificamente no ano de 1555, os franceses fundaram a chamada França Antártica, na baía de Guanabara (atual Rio de Janeiro). Lá construíram uma sociedade com influências protestantes, uma vez que, no século XVI, milhares de protestantes europeus vieram em fuga da Europa para a América em consequência da perseguição católica durante a Contrarreforma religiosa (conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes).
Sob a influência francesa, algumas partes do litoral brasileiro ganharam diversas feitorias e fortes (militares). O principal povo indígena que perpetuou a aliança com os franceses foi o Tamoio. Deste acordo surgiu a Confederação dos Tamoios (aliança entre diversos povos indígenas do litoral: tupinambás, tupiniquins, goitacás, entre outros), que possuíam um objetivo em comum: derrotar os colonizadores portugueses.
Durante cinco anos, aproximadamente, ocorreram diversos conflitos entre os portugueses e a Confederação. No ano de 1567, os portugueses derrotaram a Confederação, extinguindo-a e expulsando os franceses do território colonial.
Ao contrário do que muitos pensaram, os franceses não desistiram tão facilmente do Brasil. Eles foram expulsos do litoral brasileiro, da região sudeste (Rio de Janeiro), porém estabeleceram uma nova fixação no território durante o século XVII, mas na região nordeste, mais precisamente na cidade de São Luís (atual capital do Maranhão), onde fundaram, em 1612, a chamada França Equinocial.