Ed. Física, perguntado por lukinhasdimas640, 11 meses atrás

No citoplasma, existe uma densa rede de estruturas em forma de tubos e vesículas achatadas para formar o retículo endoplasmático. Assim como em outras organelas, as suas paredes são formadas por bicamadas lipídicas com grande quantidade de proteína. Os espaços entre os túbulos e as vesículas é preenchido pela matriz endoplasmática, que é um líquido aquoso, diferente do líquido do citoplasma. Preso às superfícies externas de muitas partes do retículo endoplasmático fica um grande número de ribossomos. Por isso este retículo é chamado de retículo endoplasmático granular (ou rugoso). Ele tem como principal função:

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
4
O retículo endoplasmático rugoso, especificamente tem como função sintetizar proteínas. São pelos ribossomos que estão presos à cristas do RER que estas proteínas são desenvolvidas, primeiramente elas são capturadas próximo á beirada e o RNAm é traduzido, até que certa sequência de aminoácidos ativam uma partícula que procura este complexo (Ribossomos +RNA) e "arrasta" eles para outra partícula, que por sua vez, está na membrana da matriz do RER.

Este processo ocorre de uma maneira muito mais científica, complexa e envolve diversos nomes, o que eu fiz, foi um breve resumo. Se precisar de mais informações, existem livros de Biologia Celular que tratam deste assunto mais profundamente. Espero ter ajudado, bons estudos.
Respondido por geraldagel
4

a) Formação de proteínas.

Perguntas interessantes