Física, perguntado por CamillaCirino, 1 ano atrás

No circuito mostrado a seguir, a corrente fornecida pela bateria e a corrente que circula através do resistor de 6,0 Ω são, respectivamente:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bresky
6
4A e 0,5A ....................................................

CamillaCirino: tem como montar o passo a passo?
jodevilmaquay: 6 x 2 dividido por 6+2=1,5R(paralelo), seguindo o calculo, sendo agora essa parte em série; 1,5R+1,5R=3R. Quando o valor da debaixo é igual o de cima você divide por 2, assim 3R divido por 2=1,5R.Da fórmula u=r.i, temos; 6=ix1,5=4.Batéria é a menor parte paralela da corrente, a debaixo. Sendo o i da corrente 4, como no inicio ela é 4, sendo os valores finais de cima da paralela e de baixo 3 que a gente já calculou o i vai ser 2, por causa da divisão da corrente ué
jodevilmaquay: .Tendo outra divisão da parte de baixo que é onde se encontra outra corrente paralela, a batéria ,entretanto agora os valores de cima e de baixo são diferentes; 6 e 2, ou seja não se pode dividir o i da corrente principal. no entanto como 6 é três vezes maior que 2. 3i vem pra junto de 2(Baixo),somente i vai pra 6(cima) assim sendo 3i+i=2=0,5.
jodevilmaquay: é preciso fazer outro esboço
jodevilmaquay: detalhe 3i + i = 2, esse é o valor de i que foi divido pela corrente, já que descobrimos que ele era quatro antes de ter passado pela divisão da corrente o qual dividimos 3r por 2
Respondido por lucasdasilva12j
11

Olá.

Observe que os resistores de 6Ω e 2Ω estão em paralelo um com o outro, e o conjunto em série com o de 1,5Ω.

Calculando a resistência equivalendo do de 6Ω e o de 2Ω;

Req=\frac{6*2}{6+2}=1,5

Note que usei produto pela soma.

Como esse conjunto está em série com o de 1,5Ω, basta somar os dois para calcular a resistência equivalente do circuito.

Req=1,5+1,5= 3Ω

Agora usando a Lei de Ohm, vamos calcular a corrente total do circuito, vejamos:

I=V/R

I=6/3= 2A

Vamos agora calcular a tensão que fica no resistor de 1,5Ω, usando novamente a Lei de Ohm:

V=1,5*2=3V

Note que neste resistor a corrente que passa por ele será a mesma do circuito como um todo, pois ele está em série com a fonte.

Se fica 3 V neste resistor, sobrará 3 V para os outros.

Como os resistores de 6Ω e 2Ω estão em paralelo um com o outro, teremos que a tensão restante (3V) será a mesma para os dois, logo usando a Lei de Ohm teremos que a corrente no resistor de 6Ω é:

I=3/6= 0,5 A

Resposta: 2 A e 0,5 A.

Espero ter ajudado.


Perguntas interessantes