No circuito a seguir, a corrente que passa pelo amperímetro ideal tem intensidade 2A. Invertendo a polaridade do gerador de f.e.m. 2, a corrente do amperímetro mantém o seu sentido e passa a ter intensidade 1A. A f.e.m. 2 vale:
Soluções para a tarefa
mas pelo enunciado ficaria um receptor e um gerador, que cairia no sistema, mas me envie o circuito em foto para ter a confirmação da resolução que vou passar
Resposta:
A)
Explicação:
Utilizaremos sempre a Primeira Lei de Ohm. U=RI
Fiz esse exercício chutando uma possível resposta das alternativas, ou seja, peguei 10v e deu certo. É uma ótima forma de achar a resposta das perguntas, pois apenas peguei o 10v e substituí.
Você vai pegando as alternativas que a questão dá e vai substituindo tentando fazer uma prova real inversa até que se ache o real resultado.
Veja:
O primeiro gerador tem 30v e o segundo, 10v, que foi a resposta que eu escolhi para ver se o exercício ia funcionar. Ok, quando há geradores em série, as forças eletromotrizes se somam, ou seja, a força eletromotriz total será 40v. O exercício dá que nessa situação de 2 geradores a corrente é de 2A.
Usando U=RI
40=R.2
R=20 OHMS
Porém, a questão também fala que se ocorrer a inversão de polaridade, a corrente fica 1A
O que é inversão de polaridade? É o polo negativo virar positivo e o positivo virar negativo, ou seja, o Traço maior, que significa o lado positivo, agora vai ficar à esquerda e o traço menor, que significa o lado negativo da bateria, vai para a direita no E2. Então, o que era um gerador, virou receptor.
Analisando novamente a questão, percebe-se que agora temos um gerador e um receptor em série. Quando isso ocorre, as forças se subtraem: 30v-10v=20v
Botando em U=Ri
20=R.1
R=20 OHMS
Então, o sistema se fecha quando escolhemos 10v para ser o valor de E2, mostrando que essa é a alternativa correta.
A)