Biologia, perguntado por sandroacastro71, 5 meses atrás

no ciclo de vida do esquistossomose Mansoni a dois tipos de larvas miraclideo e a larva cercaria quais organismos sao afetados por essas larvas e como a eliminaçao do carmujo pode evitar o contagio

Soluções para a tarefa

Respondido por lisedr
0

Resposta:

quais organismos sao afetados por essas larvas: Os esquistossomos adultos vivem nos vasos sanguíneos dos intestinos e do fígado de seres humanos.

como a falta do caramujo pode evitar o contagio: não tendo contato com o o caramujo, a larva não tem como finalizar o ciclo vital,

Explicação:

Os esquistossomos adultos vivem nos vasos sanguíneos dos intestinos e do fígado de seres humanos. Quando adultos, formam casais para toda a vida. Durante boa parte do tempo, a fêmea se encontra alojada no canal ginecóforo do macho

assim, realizam reprodução sexuada. Após a fecundação, as fêmeas colocam ovos dentro dos vasos sanguíneos do intestino. Em seguida, esses ovos atravessam as paredes dos vasos e vão para o interior do órgão. Dessa maneira, os ovos são eliminados juntamente com as fezes do hospedeiro.

Se a pessoa contaminada estiver em área sem condições adequadas de saneamento básico, suas fezes podem ir parar em ambiente de água doce, como rios e lagos.

Ao encontrarem o ambiente dulcícola adequado, os ovos liberam larvas ciliadas microscópicas. Essas larvas são chamadas de miracídios. Os miracídios precisam, então, encontrar rapidamente um caramujo para completarem parte do seu ciclo vital.

No interior do caramujo as larvas miracídios amadurecem e sofrem modificações, transformando-se em uma nova larva: a cercária. As cercárias são as formas infectantes do esquistossomo para os seres humanos.

Após penetrarem na pele dos seres humanos, as larvas passam por uma outra pequena transformação e se tornam “schistosumulas”. Elas então entram na corrente sanguínea do indivíduo e migram até o fígado. Nesse órgão essas larvas irão sofrer novas transformações até se tornarem vermes adultos.

Quando adultos, os vermes podem permanecer no fígado ou migrar para as veias intestinais, onde irão realizar reprodução sexuada e reiniciar o seu ciclo vital. Alguns ovos podem eclodir dentro dos vasos sanguíneos, aumentando a infestação, enquanto outros são eliminados nas fezes do hospedeiro.

 

Perguntas interessantes