Pedagogia, perguntado por girassol19, 1 ano atrás

No ciclo 1 você poderá fazer somente duas postagens. As suas respostas devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo';

2.No prazo da atividade do Ciclo 1 sua resposta deve ser direcionada ao professor. Se você responder a uma postagem que não seja a do professor sua resposta NÃO será computada;


Esse fórum de discussão tem como objetivo promover o debate em relação as questões sociais, culturais, políticas e econômicas que envolvem a nossa vida em sociedade.



Uma polêmica foi criada em torno da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, sobre sua opinião a respeito da teoria da evolução. Em uma entrevista concedida por ela em 2013, Damares responde sobre o papel da igreja evangélica na política e observa que os cristãos perderam influência nas escolas. “A igreja evangélica perdeu espaço na história. Nós perdemos o espaço na ciência quando deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas, quando nós não questionamos. Quando nós não fomos ocupar a ciência. A igreja evangélica deixou a ciência para lá e ‘vamos deixar a ciência sozinha, caminhando sozinha’. E aí cientistas tomaram conta dessa área”, diz a ministra no vídeo. Em nota, o ministério informou que “a declaração ocorreu no contexto de uma exposição teológica que não tem qualquer relação com as políticas públicas que serão fomentadas” pela pasta.

Esse mesmo debate ocorreu na transição da sociedade medieval para a sociedade moderna, quando movimentos culturais como o Renascimento (século XV) e o Iluminismo (século XVIII) questionaram a forma de explicações a respeito da realidade que eram baseadas na tradição, em mitos antigos ou em explicações religiosas que eram impostas às pessoas daquelas épocas. Tal predomínio da fé, de certo modo, asfixiava as tentativas de explicações mais especulativas e racionais (científicas) sobre a sociedade. Não cumprir uma regra ou lei estabelecida pela sociedade, poderia ser entendido como um pecado, tamanha era a mistura entre a vida cotidiana e a esfera sobrenatural.

Considerando esse debate sobre Fé versus Ciência:

Redija um texto dissertativo-argumentativo que contenha entre 5 e 10 linhas e que contemple os seguintes aspectos:

1. O que foi o Iluminismo no século XVIII? Considerando o debate sobre a fé e a razão, quais eram as ideias defendidas pelos iluministas?

2. Construa um argumento, contrário ou favorável, sobre a discussão do ensino do criacionismo nas Escolas, e se na Escola deve-se conciliar o ensino de ciências com explicações religiosas. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
74

O  iluminismo marcou a expansão dos movimentos intelectuais na Europa a partir do Século XVIII, servindo de influência para diversos outros movimentos como a Revolução Francesa e até mesmo as revoluções industriais que se iniciaram na Inglaterra.

Assim, suas características iam em direção a busca da razão a partir do homem, desvinculando o pensamento sobre a igreja, estabelecendo essa quebra.

Para finalizar, uma outra característica do iluminismo é a liberdade econômica, onde o Estado não intervém na economia pois naquele período a Igreja estava totalmente ligada a sociedade.

Respondido por anajessicadietrich
0

Resposta:

O iluminismo foi um movimento intelectual que deu inicio a separação entre ciência e religião ,através dele houve varias revoluções que transformaram o século XVIII o qual ficou conhecido como " século das luzes". Desde a Idade Média era comum a submissão da razão a fé, por isso que de início a ciência não teve progresso . Segundo os filósofos iluministas, o movimento devia "iluminar" as ideias das pessoas , trazendo clareza pois apenas a razão traria o verdadeiro conhecimento as tornando livres de um pensamento alienado para a conquista da autonomia intelectual. Para eles cada indivíduo nasce com direitos inalienáveis, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade, acreditavam que as formas de governo haviam sido criadas pelas relações humanas e não pela vontade divina . Seguindo esses pensamentos também de maneira inevitável ,em geral os iluministas se opunham aos dogmas da Igreja, à tradição e ao fanatismo.

Explicação:

Hoje em dia é muito normal que as escolas ensinem as duas coisas: afirmam a verdade científica e dizem qual é o entendimento do criacionismo que também é muito conhecido através da religião . Da mesma forma que as escolas cristãs não ensinam somente sua visão do criacionismo . Estão querendo criar contradições inelutáveis onde elas não existem. Acho bom as pessoas serem informadas sobre essas duas "verdades" : a científica e a religiosa —  Como elas vão equacionar essas coisas, bem, aí é com elas, com o ambiente que vivem e com as múltiplas influências a que estão expostas. O importante é saber separar as questões e deixar claro qual é a considerada a teoria certa , não atribuir a questões e pensamentos pessoais da escola ou dos professores .

Resta evidente que as escolas não estão fazendo opções radicais, a não ser que eles queiram impor a religião como sua verdade absoluta , caso contrario é bom saber as diversas teorias para entendermos a sociedade na visão de todos , mas logicamente entendendo também que o criacionismo se trata de algo baseado em Fé e é escolha de cada um , diferente da ciência..  não defendo que escolas públicas façam proselitismo de uma religião mas defendo o papel enobrecedor da religião como molde civilizacional e norte moral.

Perguntas interessantes