No centro de uma pista de patinação há dois patinadores, João de 80kg e Maria de 55kg. João utiliza seus braços e empurra Maria, que durante o empurrão não faz nenhum movimento. Maria começa a deslizar com velocidade constante devido ao empurrão de João. Considere as seguintes afirmações:
i) Apenas Maria entrará em movimento, pois apenas ela recebe um empurrão.
ii) João também entrará em movimento embora com menor velocidade, pois a força que ele recebe é menor que aquela aplicada em Maria.
iii) Maria , por ter menos inércia que João, entrará em movimento com maior velocidade.
iv) Após o empurrão a força resultante sobre Maria é zero.
Soluções para a tarefa
Para responder essa questão precisamos utilizar das três leis de newton:
primeira lei de newton (lei da inércia); segunda lei (princípio fundamental da dinâmica); terceira de newton (ação e reação)
A primeira lei de newton afirma que todo corpo tende a ficar inerte ou em movimento retilíneo uniforme uniforme, caso as forças que exercem sobre ele se anulem.
A segunda lei de newton afirma que, a força é igual ao produto da massa vezes a aceleração.
A terceira lei de newton afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. As forças de ação e reação possuem intensidades iguais, sentidos opostos e atuam em corpos diferentes.
Dessa forma iremos responder a questão:
i) Apenas Maria entrará em movimento, pois apenas ela recebe um empurrão
× Na verdade ambos entram em movimento pois a velocidade resultante é nula. Nesse exercício se aplica todas as leis de newton.
ii) João também entrará em movimento embora com menor velocidade, pois a força que ele recebe é menor que aquela aplicada em Maria.
✓Aqui também se aplica o mesmo conceito
iii- está incorreto pois a inércia é igual para todos, pois se trata de não estar em movimento.
alternativa correta: ii
Bons estudos!
Resposta:
II
Explicação: