No cenário atual, as organizações passam por desafios cada vez mais complexos e são exigidas por resultados que geram valor para o negócio. As pessoas são a chave de qualquer negócio, e é através delas que estes objetivos são alcançados. Em uma empresa do ramo de varejo, a equipe de vendedores está apresentando conflito que reflete em seus resultados. O conflito é declarado e a falta de propósitos e objetivos claros, bem como de responsabilidade mútua são evidentes. A liderança, por sua vez, não apresenta um estilo eficaz. Como a liderança poderia utilizar o coaching para rever seu estilo e apoiar o desenvolvimento da equipe de vendedores, transformando-os em uma equipe de alto desempenho?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O líder precisa adequar seu estágio de desenvolvimento ao próprio processo de desenvolvimento da equipe e ajudá-la a lidar com problemas de poder, controle e conflito para começarem a trabalhar juntos eficazmente. Para tanto, precisará de ferramentas de autoconhecimento e de coaching para aprimorar sua comunicação com a equipe.
A comunicação auxilia na maior clareza e comprometimento com propósitos, valores, normas, papéis e metas. E a confiança e a coesão crescem à medida que a comunicação se torna mais aberta e orientada às tarefas. Além disso, é preciso aprender a compartilhar a liderança e o controle entre os membros da equipe. Há uma crescente disposição para compartilhar a liderança e o controle. Aprender a compartilhar a liderança e superar a tendência de concordar para evitar conflitos são os desafios do estágio de integração.
A fim de criar um alicerce sólido para o trabalho em equipe, é importante completar um mapa da equipe nesse ponto ainda inicial do seu ciclo de vida. O mapa é um conjunto de acordos que definem com clareza aquilo que a equipe pretende realizar, por que isso é importante e como a equipe trabalhará em conjunto para atingir resultados. Esse mapa documenta acordos comuns, mas é também um documento dinâmico que pode ser modificado à medida que as necessidades da equipe passam por mudanças. Os acordos do mapa da equipe ligam diretamente o propósito do grupo à visão e aos propósitos organizacionais.
Valores e normas da equipe devem refletir os valores da organização, e, ao mesmo tempo, proporcionar diretrizes para o comportamento apropriado no âmbito da equipe. A identificação de iniciativas da equipe estabelece os alicerces para a determinação de metas e funções; é quando a equipe estabelece estratégias para a comunicação, tomada de decisões e responsabilidades. Uma vez concluído, o mapa proporciona um critério para garantir que a equipe se mantenha na trilha determinada. Todo esse processo pode ser potencializado por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de coaching.