Administração, perguntado por danbarros144, 6 meses atrás

No caso específico do Mercosul, as assimetrias entre os países envolvidos têm sido causa de grandes dificuldades no avanço da integração e da geração de tensões e dúvidas sobre o futuro do bloco. As assimetrias existiam desde o início, mas se aprofundaram ao longo do tempo. Em particular os países de menor peso relativo, Paraguai e Uruguai, se ressentem de sua maior fragilidade em relação à Argentina e ao Brasil, que lideram as trocas comerciais” (CARVALHO; LEITE, 2017, p. 268).

CARVALHO, M. A.; LEITE, C. R. Economia internacional . 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Considerando o excerto apresentado sobre economia internacional, analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos aspectos que possibilitaram a maior liberdade comercial do Brasil foi o aumento expressivo do fluxo de capitais privados em direção ao país.
II. A abertura financeira veio de encontro com uma valorização da taxa real de câmbio, resultando em graves problemas do ponto de vista social e industrial.
III. A partir de 1995, o ritmo da abertura da economia brasileira aumentou por causa de grupos industriais que tiveram problemas com a abertura e uma diversidade de distúrbios externos.
IV. Os problemas na balança comercial, a partir de 1995, foi um dos fatores que contribuiu para o aumento do ritmo de abertura da economia brasileira na época.

Está correto o que se afirma em:

I, II e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.


I e II, apenas.

II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
2

O Brasil é um país relativamente importante no MERCOSUL, já que tem um território bastante vasto e conseguia atrair muito capital externo, o que aumentava a liberdade comercial do Brasil (alternativa A).

O Brasil atraiu investidores por ser um país relativamente fácil de se entrar em 1995, o que gerou um problema na balança comercial do MERCOSUL e instabilidades econômicas por conta da aceleração da abertura da economia brasileira.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes