Química, perguntado por luigiteixera, 10 meses atrás

No caso do sódio (Na), quantos elétrons ele possui em sua cama da de valência? E na penúltima camada? O que é necessário para que ele se torne estável?

Soluções para a tarefa

Respondido por DSMoreira1990
13

Resposta:

Se distribuirmos os elétrons do Sódio (1s2 2s2 2p6 3s1) vamos observar que ele possui 1 elétron na sua camada de valência e 8 na penúltima.

A característica observada nos gases nobres que os tornam difíceis de interagir com outros elementos é que em sua camada de valência apresentam 8 elétrons o que lhes conferem "estabilidade" (teoria do octeto). Logo, em geral, elementos químicos, como os metais, que apresentam em sua camada de valência 4 ou menos elétrons tendem a perder esses elétrons para outros elementos que apresentem uma maior eletronegatividade (como é o exemplo dos ametais que, geralmente, se apresentam com 4 ou mais elétrons em sua camada de valência) visando uma estabilidade de 8 elétrons em sua camada de valência (assim como observado nos gases nobres).

Então, no caso especifico do Sódio, caso ele perca esse único elétron da sua camada de valência (Camada 3 ou M) ele apresentará 8 elétrons na sua nova camada de valência (2 ou L) o que irá lhe conferir "estabilidade".

Explicação:


luigiteixera: Na atividade anterior pudemos verificar o que ocorre com os elé trons do sódio (Na) e do cloro (Ce). Podemos dizer que eles se tor naram ions? Em caso positivo, classifique-os em cátions ou ânions. pls
DSMoreira1990: Sim, conforme já explicado, Sódio se trata de um metal alcalino (tende a perder elétrons e se tornar cátion) e o Cloro é um ametal (tende a ganhar elétrons e se tornar um ânion).
Perguntas interessantes