No caso de uma molécula de DNA ser formada de maneira inadequada, há a necessidade de destruíla para que os erros presentes nessa molécula não sejam passados adiante. Qual organela seria a mais indicada para realizar essa destruição? Por quê?
Soluções para a tarefa
A organela que seria a mais indicada para realizar essa destruição a mitocôndria, porque são organelas celulares eucarióticas responsáveis por fornecer a maior parte da energia necessária para a atividade celular (respiração celular) e atuam como a força motriz da célula e sintetizam ATP à custa de combustíveis metabólicos.
As células têm mecanismos de reparo para detectar e corrigir muitos tipos de danos ao DNA. Os processos de reparo que ajudam a consertar o DNA danificado incluem por exemplo a reversão direta: algumas reações químicas que danificam o DNA podem ser "desfeitas" diretamente por enzimas na célula.
Dependendo do tipo de dano à estrutura de dupla hélice do DNA, uma variedade de estratégias de reparo evoluiu para restaurar a informação perdida.
Se possível, as células usam a fita complementar de DNA (se não tiver sido modificada) ou a cromátide irmã como um "modelo" para restaurar a informação original.
Se nenhum modelo estiver disponível, as células usam como último recurso um sistema de recuperação sujeito a erros, conhecido como síntese de transição.