“No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompeia. Mas nem mesmo essa oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima abateu-se uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A ‘natureza’ está fora do jogo.”
(Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: companhia das Letras, 1990).
O texto refere-se à explosão atômica:
a
com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.
b
resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbor, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.
c
que funcionou como demonstração do poder militar americano para intimidar a China, que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.
d
que resultou de acidente aéreo envolvendo caças americanos e soviéticos, quando realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.
e
cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
Letra A
Explicação:
Após a explosão das duas bombas atômicas em solo japonês, em agosto de 1945, o imperador Hiroito falou à população, via rádio, no dia 14 de agosto, que a guerra estava perdida. No dia 02 de setembro do mesmo ano, Mamoru Shigemistsu e Yoshijiro Umezo, ministro das Relações Exteriores e chefe geral do Estado Maior da Armada Imperial, assinaram o termo de rendição do Japão a bordo do cruzador Missouri e na presença do general americano Douglas MacArthur. Esse gesto pôs, formalmente, fim à Segunda Guerra.
Respondido por
2
Resposta:
letra a
com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.
Perguntas interessantes