Português, perguntado por CLLEUDSON31, 1 ano atrás

( ) No caso da cultura brasileira, quando se fala em história literária nas escolas, parece que a referência básica são os chamados “períodos literários” (ou melhor, “estilos de época”, como se costuma designá-los). Estes são mostrados com frequência como entidades óbvias, autoevidentes, evitando-se na maior parte das vezes todos os problemas teóricos que a sua construção conceitual abriga.

( ) Antônio Candido já advertia, no segundo volume da mais famosa história da literatura brasileira: “Em história literária, basta estabelecer uma divisão para vê-la escorregar entre os dedos, arbitrária e insuficiente, embora necessária” (CANDIDO, 1959, p. 295).

( ) A ideia por trás é dar um nome ao contexto no qual o texto surgiu. Daí derivam as várias tentativas de descrever e delimitar os períodos, estabelecendo ligações entre as obras literárias e as outras manifestações históricas vigentes no momento de sua criação e recepção. Criam-se então várias e sucessivas denominações.

( ) O nome Romantismo, por exemplo, pode referir-se a uma série de atributos, cuja pressuposição constitui o período literário assim denominado. Estes atributos de certa maneira formam a singularidade do que se constitui como período literário, a partir de termos abrangentes que se estabelecem como grandes linhas de força para uma coerência significativa.
Escolha uma:
A. V, V, V, F
B. V, V, F, F
C. F, F, V, V
D. V, V, V, V

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
0

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre história literária.

(V ) No caso da cultura brasileira, quando se fala em história literária nas escolas, parece que a referência básica são os chamados “períodos literários” (ou melhor, “estilos de época”, como se costuma designá-los). Estes são mostrados com frequência como entidades óbvias, autoevidentes, evitando-se na maior parte das vezes todos os problemas teóricos que a sua construção conceitual abriga.

(V ) Antônio Cândido já advertia, no segundo volume da mais famosa história da literatura brasileira: “Em história literária, basta estabelecer uma divisão para vê-la escorregar entre os dedos, arbitrária e insuficiente, embora necessária” (CANDIDO, 1959, p. 295).

(V ) A ideia por trás é dar um nome ao contexto no qual o texto surgiu. Daí derivam as várias tentativas de descrever e delimitar os períodos, estabelecendo ligações entre as obras literárias e as outras manifestações históricas vigentes no momento de sua criação e recepção. Criam-se então várias e sucessivas denominações.

(V ) O nome Romantismo, por exemplo, pode referir-se a uma série de atributos, cuja pressuposição constitui o período literário assim denominado. Estes atributos de certa maneira formam a singularidade do que se constitui como período literário, a partir de termos abrangentes que se estabelecem como grandes linhas de força para uma coerência significativa

Alternativa D

Saiba mais sobre história literária, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/13679363

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes