No capítulo sobre Ligação Química vimos como dois elementos podem vir a se combinar e formar um composto, como uma molécula covalente ou um sólido iônico. Responda: a) Por quê a formação de uma ligação química ocorre com diminuição de energia? b) Como os elétrons estão envolvidos em uma ligação química? c) Quais os tipos de ligações que ocorrem entre átomos? d) Quais são os elétrons, de um determinado átomo, que, de fato, participam de uma ligação química?
e)Como é a ligação iônica e a covalente? Dê 1 exemplo de cada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Ligações química e a regra do octeto
A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.