Português, perguntado por roseagu, 1 ano atrás

No capítulo II do livro que ampara essa disciplina, Arcine (2016) destaca as funções da linguagem com base na teoria de Roman Jakobson, as quais se relacionam especificamente a cada um dos elementos participantes do processo comunicativo, ou seja, o referente, o emissor, o receptor, o canal e a mensagem.
Com base nos esclarecimentos da autora, bem como nas explicações apresentadas nas aulas da disciplina, analise os textos a seguir, destacando, em forma de resposta interpretativa (resposta textual escrita que retoma a questão e responde a ela, por meio de exemplos retirados do texto e análise objetiva e teórica), em cerca de 10 a 15 linhas, as seguintes questões: Qual função da linguagem predomina nos textos a seguir? Que recursos comprovam sua resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
1
Olá.

Você não citou quais seriam esses textos. Mas deixo aqui uma orientação para você mesma responder sua atividade.

- Em um texto, podemos perceber várias funções da linguagem, mas uma se destaca por causa da intenção/objetivo do texto.

Por exemplo: o texto tem a intenção de informar? Então o foco é na informação, ou seja, no referente. O texto se apresentará objetivo (direto ao ponto) e foca na 3ª pessoa.

O texto tem a intenção de persuadir ou convencer alguém? Então o foco é no destinatário, no "tu". Todo o esforço é feito para convencer o destinatário de algo, por isso o foco na 2ª pessoa.

O texto tem a intenção de simplesmente estabelecer uma comunicação? Então o foco é no canal em que se dá a comunicação, como um diálogo rápido.

O texto tem a intenção de abordar a própria linguagem a fim de esclarecê-la? Então o foco é na própria linguagem. Precisa-se dizer algo sobre ela. 

O texto tem a intenção de expressar algo? Então o foco é no "eu", "sou eu que me expresso", "eu quero falar de algo". É o modo de perceber algo que predominará no texto. Foco na 1ª pessoa.

O texto tem a intenção elaborar a mensagem de forma bem diferente, expressiva? Então o foco é na própria mensagem. É bastante comum na poesia, mas também podemos o encontrar em textos publicitários.
Perguntas interessantes