No Canadá, assim como em outros países nórdicos, é possível visualizar a aurora boreal. Em que
consiste esse fenômeno?
Soluções para a tarefa
Resumidamente, a aurora é um efeito luminoso provocado pela interação dos ventos solares, que conduzem partículas carregadas de energia, com o campo magnético do planeta. Quando essas partículas provenientes do Sol entram em contato com a atmosfera terrestre, elas são atraídas para os pólos por causa das forças magnéticas, onde se chocam com elementos como oxigênio e nitrogênio.
A “chuva” de partículas eleva o nível de energia desses átomos, que, ao voltarem ao seu estado natural, liberam fótons cujas colorações dependem do tipo de gás e da altitude em que ocorreu o fenômeno.
Por esse motivo, existem auroras boreais de diversas cores. A interação com o oxigênio em altas camadas atmosféricas costuma gerar luzes verdes, enquanto o nitrogênio está geralmente associado a auroras vermelhas e violetas.
Como você bem pode imaginar, esse fenômeno ocorre em ambos os pólos da terra. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome criado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e o deus grego dos ventos nortes, Bóreas. Já no hemisfério sul, leva o nome de aurora austral, batizada pelo explorador James Cook.
Quando ver a Aurora Boreal?
Para poder ver esse fenômeno luminoso, é necessário que o céu esteja bastante escuro. No Hemisfério Norte, isso ocorre principalmente entre os meses de setembro e abril (outono, inverno e comecinho da primavera). No resto do ano, os dias de maior duração e o sol da meia noite impossibilitam a caça à aurora boreal.
Em setembro e outubro, as temperaturas são mais amenas, as noites ainda curtas e é improvável se deparar com neve. Em novembro e dezembro, as temperaturas já são negativas, há uma maior probabilidade de nuvens e nevascas e maior tempo de escuridão. Em janeiro e fevereiro, as temperaturas são as mais baixas, a paisagem é quase inteiramente branca pela neve e há pouquíssimas horas de luz. Em março e abril, as temperaturas voltam a subir, os dias começam a ficar mais longos e a neve começa a derreter.
Como ver a Aurora Boreal?
A Aurora Boreal estar presente é uma coisa, conseguir vê-la é outra. Além das condições necessárias para que o fenômeno ocorra, você deve estar atento às circunstâncias do momento de observação.
Resposta:
consiste no extremo norte da terra
Explicação:
porque também tem aurora polar