No caminho, com Maiakóvski “Assim como a criança humildemente afaga a imagem do herói, assim me aproximo de ti, Maiakóvski. Não importa o que me possa acontecer por andar ombro a ombro com um poeta soviético. Lendo teus versos, aprendi a ter coragem. Tu sabes, conheces melhor do que eu a velha história. Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada. [...]” O movimento das “Diretas Já!” expressava o desejo de grande parcela da população brasileira de exercer completamente sua cidadania, votando para eleger seus representantes. Por que o texto “No caminho, com Maiakóvski” tornou-se um símbolo desse movimento?
Soluções para a tarefa
Porque ao longo da historia do Brasil nos 20 anos que antecederam esse movimento o Brasil conheceu um governo que cada vez menos dava voz ao povo.
O que inicialmente era utilizado como motivo para combater comunistas (e outros inimigos do Brasil) foi ampliando – se a ponto de não ser mais percepetivel quem ou porque se tornavam inimigos do Estado.
Da censura ao fechamento do Congresso, chegando a eleições indiretas (onde eram escolhidas pessoas para decidirem sobre quem deveriam ser os governantes) os meios de participação e questionamento popular do governo e de suas ações foram sendo gradativamente tirados dos processos decisórios nacionais.
Não foram tão abruptos como o golpe, mas a voz popular nas decisões foram gradativamente sendo tiradas.
Daí o poema de Maiakovski ser símbolo do movimento. A população, com alguma voz sendo ouvida naquele momento (ou o suficiente para poder falar pelo menos) pode começar a falar desse seu processo de silenciamento, que fora de gradual e em varias instancias a situações mais drásticas, como com o uso de violência (tortura, morte) e desaparecimentos.