No caderno, monte uma tabela com duas colunas cujos títulos sejam: liberalismo e mercantilismo. Entre os itens listados abaixo, encontramos características do liberalismo mercantilismo. Agrupe, na primeira coluna, aquelas que se relacionam com o liberalismo e, na segunda coluna, as que definem o mercantilismo.
Soluções para a tarefa
Já o Liberalismo foi um conjunto de práticas sugeridas pela burguesia para diminuir o poder da nobreza mercantilista, como forma de "democratizar" o acúmulo de riquezas, através da criação de políticas públicas e diminuição da interferência estatal na economia.
MERCANTILISMO:
- Muito comum entre o século XV e XVIII - período das Grandes Navegações e da instituição de colônias na América, África e Ásia.
- Pacto colonial - uma série de normas e regras impostas pela metrópole à colônia para que esta somente negociasse com a sua metrópole.
- Protecionismo - vender mais do que comprar, como forma de equilibrar a balança comercial.
- Metalismo - acúmulo de riquezas em forma de pedras e metais preciosos, como o ouro.
- Intervencionismo estatal - como forma de garantir a defesa do interesse dos altos nobres: a realeza.
LIBERALISMO:
- Do século XVIII em diante - a burguesia ascendia socialmente, conseguindo conquistar o seu lugar.
- Laissez-faire - combate ao mercantilismo e promoção da liberdade econômica e do livre mercado.
- Livre concorrência / livre mercado - liberdade de negociar com quem quiser, sem intervenção do estado (combate ao pacto colonial).
- Economia de Mercado - produção sem intervenção estatal.
- Mão invisível - oferta e procura: produzem de acordo com a demanda, evitando desequilíbrio econômico dos preços.
Resposta:
MERCANTILISMO:
seculo XV ao XVlll;
Pacto Colonial;
Protecionismo;
Metalismo;
intervencionismo estatal;
LIBERALISMO:
Do século XVlll em diante;
Laissez faire;
Livre concorrencia;
Economia de mercado;
Mão invisivel;
Explicação:
liberalismo:
doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
mercantilismo:
teoria e sistema de economia política, dominantes na Europa após o declínio do feudalismo, que, baseados no acúmulo de divisas em metais preciosos pelo Estado por meio de um comércio exterior de caráter protecionista, fortaleceram o colonialismo e proporcionaram o desenvolvimento industrial, com resultados lucrativos para as balanças comerciais.