No caderno, explique como o uso de cada um dos seguintes recursos da linguagem figurada
nos versos da cantiga contribui para a construção dos sentidos do texto.
a) hiperbole:
cem mil vezes que da vida.
b)metonímia:
Senhora, partem tão tristes
meus olhos por vós, meu bem,
c) pleonasmo ou repetição:
Partem tão tristes os tristes,
tão fora d'esperar bem,
que nunca tão tristes vistes
toncentas a um macmacamna camantien enmn triste
preciso pra hoje,quem puder me ajuda...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos lá,
Explicação:
a) Hipérbole: É o uso do exagero, tem o objetivo de da expressão, de enfatizar. Por exemplo, se eu te dissesse: "Estou morrendo de cansado.", percebe que estou dando mais enfase?
Então, na frase "Cem mil vezes que da vida." a contribuição está nisso, ele consegue destacar, reforçar o objetivo.
b) Metonímia: É a utilização de um palavra fora do sentido comum, de modo que exista uma relação entre elas. Por exemplo em vez de você dizer que gosta de ler Harry Potter, tu diz que gosta de ler J.K Rowling.
E na frase: "Senhora, partem tão tristes meus olhos por vós, meu bem," o uso do metonímia da um ar mais poético, na parte "partem tão tristes meus olhos por vós", concorda?
- Aqui eu aconselho a você pesquisar sobre, pois há vários tipos, inclusive a desta frase é um caso não tão comum para mim.
c) Pleonasmo/ repetição: como o nome diz é a repetição de palavras com o mesmo significado, exemplo, "subir par cima", "descer para baixo", "repetir de novo".
Nessa parte: "partem tão tristes os tristes, tão fora de esperar bem, que nunca tão tristes vistes outros nenhuns por ninguém." o uso do pleonasmo é para reforçar o quão triste é, concorda?, é o mesmo que eu fala, estou tão triste, bem melancólico.
- Perceba que as figuras de linguagem, quando empregas em poemas, poesias, músicas, tem um objetivo estético, sentimental. Mas quando empregadas no dia-a-dia configuram-se como um erro gramatical.