História, perguntado por felipeliberato, 1 ano atrás

No cabeçalho do Jornal do Brasil, do dia 14 de dezembro de 1968, aparecia escrito: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx: 38º em Brasília, Mín: 5º, nas Laranjeiras”.

A qual fato o texto acima faz referência?



( )Aprovação do Ato Institucional nº 2, aprovado pelo Congresso Nacional, que ampliou o medo do perigo comunista.

( )A Aprovação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do governo militar.


( )Aprovação da Lei da Censura Federativa, do Ato Institucional nº 1, que coibiu filmes, peças teatrais, livros, músicas, mas que não chegou ao jornal e, por isso, a crítica foi publicada em primeira página.


( )Aprovação dos atos institucionais, que tiveram grande apoio de classes políticas do país, ampliando várias garantias individuais e conferindo amplos poderes ao presidente da República.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nati123nati
194

Resposta:(X)A Aprovação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do governo militar.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
487

É correta a alternativa B.

Em 14 de Dezembro de 1968, por volta das 23 horas, o governo (na época, a Ditadura Militar), instituiu o AI-5, que seria o mais arbitrário, amplo e violento dos Atos Institucionais instituídos pelo regime.

Os Atos Institucionais eram medidas tomadas por iniciativa do Poder Executivo (ou seja, pelos interventores militares nos estados e na União), sem respeitar o Legislativo ou o Judiciário, e que suspendiam garantias constitucionais, sendo este ato específico responsável pelo fechamento do Congresso, proibição dos partidos e instituição da censura em larga escla.a

Perguntas interessantes