No breve “Prólogo da 3ª. edição” das Memóriaspóstumas de Brás Cubas, assinado pelo autor,
Machado de Assis, constava o seguinte trecho:
Capistrano de Abreu, noticiando a publicação do livro, perguntava: “As Memórias póstumas de Brás Cubas são um romance?” Macedo Soares, em carta que me escreveu por esse tempo, recordava amigamente as Viagens na minha terra. Ao primeiro respondia já o defunto Brás Cubas (como o leitor viu e verá no prólogo dele que vai adiante) que sim e que não, que era ro mance para uns e não o era para outros. Quanto ao segundo, assim se explicou o finado: “Trata-se de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo”. Toda essa gente viajou: Xavier de Maistre à roda do quarto, Garrett na terra dele, Sterne na terra dos outros. De Brás Cubas se pode talvez dizer que viajou à roda da vida.
O que faz do meu Brás Cubas um autor particular é o que ele chama “rabugens de pessimismo”. Há na alma deste livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero, que está longe de vir dos seus modelos. É taça que pode ter lavores de igual escola, mas leva outro vinho.
(Machado de Assis)
Considerando esse trecho no contexto da obra à qual se incorpora, atenda ao que se pede.
a) Identifique um aspecto das Memórias póstumas de Brás Cubas capaz de ter suscitado a dúvida expressa por Capistrano de Abreu. Explique resumidamente.
b) Em que consistem os “lavores de igual escola”, a que se refere o autor, no final do trecho? Explique sucin tamente.
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a) Capistrano de Abreu parece ter apreciado o conceito tradicional de romance, que é o de um texto em prosa em que são narrados fatos que se desenvolvem em torno de uma aventura.
Em Memórias Póstumas de Brás Cubas há um desvio deste padrão de romance, visto que a obra é caracterizada por um estilo totalmente divergente. Ademais, a autobiografia de Brás Cubas é o resultado de um relato de uma vida "oca" (vazia), sem episódios que sejam interessantes o suficiente para um texto narrativo do tipo tradicional.
b) As técnicas narrativas que também se encontram em Laurence Sterne, Almeida Garret e Xavier de Maistre, são chamadas por Machado de Assis como "lavores de igual escola", principalmente o estilo divergente do tradicional, de modo a não haver um comprometimento com forma linear de uma narrativa. O diálogo com o leitor, em que o emissor usa de ironia, zomba e, até mesmo, menospreza o seu receptor.
Em Memórias Póstumas de Brás Cubas há um desvio deste padrão de romance, visto que a obra é caracterizada por um estilo totalmente divergente. Ademais, a autobiografia de Brás Cubas é o resultado de um relato de uma vida "oca" (vazia), sem episódios que sejam interessantes o suficiente para um texto narrativo do tipo tradicional.
b) As técnicas narrativas que também se encontram em Laurence Sterne, Almeida Garret e Xavier de Maistre, são chamadas por Machado de Assis como "lavores de igual escola", principalmente o estilo divergente do tradicional, de modo a não haver um comprometimento com forma linear de uma narrativa. O diálogo com o leitor, em que o emissor usa de ironia, zomba e, até mesmo, menospreza o seu receptor.
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