No Brasil, uma espécie de mexilhão trazida de outro país na água de lastro dos navios de carga está tomando conta do espaço que antes era ocupado por mexilhões de espécies nativas. De modo análogo, os pardais (aves que vieram com colonizadores, entre outros, da Europa) ocupam os espaços que antes eram ocupados pelo tico-tico. No arquipélago de Fernando de Noronha, gatos domésticos dizimam as populações de aves e répteis nativos desse local. Sobre os exemplos acima, elabore um pequeno texto que contenha e articule os termos espécie invasora e espécie exótica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou habitats, é chamada de espécie exótica invasora.
Explicação:
A rã-touro (Lithobates catesbeianus), importada dos Estados Unidos ao nosso país com o intuito de alimentar, literalmente, o mercado de carnes exóticas.
O lagostin-vermelho (Procambarus clarkii), originário dos Estados Unidos, é invasor de mais de 30 países, inclusive o Brasil.
Uma espécie bem famosa na época de chuvas, o caracol-gigante africano (Achatina fulica), tem sido controlada na cidade de João Pessoa, Paraíba.
As carpas (Cyprinus carpio) e tilápias (gênero Oreochromis), originárias da África e Ásia, predam espécies nativas.O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) é responsável pelo entupimento de encanamentos de hidrelétricas.