No Brasil, segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), realizada em todas as capitais brasileiras, com 53,2 mil pessoas acima de 18 anos, em 2006, a prevalência da obesidade era de 11,8% e aumentou para 18,9% em 2016. Essa doença pode trazer consequências negativas para a saúde dos indivíduos, por meio das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial e as dislipidemias, que têm como uma das causas o excesso de gordura corporal.
OLIVEIRA, C. B. C, et al., Obesidade: inflamação e compostos bioativos. J. Health Biol Sci. v. 8, n. 1, p. 1-5, 2020.
Analisando o impacto da obesidade na população brasileira, analise as informações a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso para os apontamentos relacionados a composição corporal.
I. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, e o acúmulo de gordura na região central está associados ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis.
II. A composição corporal básica pode ser expressa ou mensurada em percentual relativo da massa corporal, que é composta por dois compartimentos: tecidos adiposo e massa livre de gordura (músculo, ossos e água).
III. A avaliação da composição corporal é importante para avaliar as mudanças na composição corporal associados ao envelhecimento, subnutrição e certas doenças.
IV. A alta sensibilidade da composição corporal faz com que as avaliações para serem fidedignas sejam realizadas semanalmente para a detecção das modificações na composição dos tecidos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V e V.
Alternativa 2:
F, V, V e V.
Alternativa 3:
F, F, V e V.
Alternativa 4:
V, V, F e V.
Alternativa 5:
V, V, V e F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3
Explicação:
O julgamento correto é: F, V, V e V.
O acumulo de gordura na região central não significa maior risco de doença, e sim a obesidade que traz os riscos, o acumulo de gordura na região mais central do corpo é algo genético, geralmente comum em homens.
A massa do corpo pode ser dividida em massa gorda, que é a massa formada por tecido adiposo, e massa magra, que é a massa livre de gordura, essa divisão pode gerar índices de massa relativos com base na bioimpedância, adipometria e cálculos com base em medidas do corpo.
A composição corporal pode mudar muito em uma semana dependendo da rotina de exercícios e a dieta usada pelo individuo, por isso é importante manter um controle.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20678683