no Brasil, qual o tipo de energia elétrica há maior produção e menor produção
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- energia produzida nas hidroelétricas, 5- energia solar
Explicação:
1º – Energia Hidrelétrica
Usinas Hidrelétricas utilizam a força da água para geração de energia elétrica. É construída uma barragem em um rio com o objetivo de represar a água, formando um reservatório, quase como um lago.
A agua é captada desse reservatório e levada através de tubulações para a casa de força – uma edificação onde ficam as turbinas e geradores que vão transformar a pressão da água da barragem em movimento e esse movimento em energia elétrica.
Hoje, a energia gerada por fontes hidrelétricas corresponde a mais de 64% da matriz energética nacional e estima-se que apenas cerca de 35% do potencial hidroelétrico esteja sendo explorado atualmente.
As grandes usinas hidrelétricas possuem como desvantagem os impactos ambientais causados pela grande área de alagamento necessária, pelo desmatamento necessário para sua construção e pelas alterações na estrutura dos rios.
5ª – Energia Solar
A quinta maior fonte de energia no Brasil é solar, participando com cerca de 0,1% da matriz energética nacional.
A geração de energia solar ou fotovoltaica funciona através do aproveitamento da luz do sol, transformando-a em energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos ou de um sistema heliotérmico.
No sistema com painéis fotovoltaicos a irradiação solar é convertida diretamente em energia hidrelétrica – é um sistema que utiliza aqueles painéis solares bem comuns no mercado
Já no sistema heliotérmico, a energia do sol é convertida em energia térmica (calor) e posteriormente em energia elétrica.
O custo de investimento em energia solar ainda é relativamente elevado, mas vem baixando com o passar dos anos e os avanços tecnológicos.
É um tipo de energia totalmente limpa e renovável, já que o sol é um recurso que não se esgota.
Normalmente é utilizado para micro geração de energia, onde o produtor – que pode ser uma residência – consome a energia gerada e quando há excesso, ele é injetado na rede da distribuidora e gera-se crédito de energia para consumo.
A noite (quando não há sol e, portanto, não há geração de energia) ou quando há maior consumo do que geração, a residência recebe energia da distribuidora, normalmente.
Esse processo de gerar a própria energia e injetar o excesso na distribuidora, gerando créditos para o consumidor é chamado de Geração Distribuída.