ENEM, perguntado por souzaesdras12, 1 ano atrás

No Brasil, os movimentos sociais se organizam de acordo com as reivindicações de grupos que utilizam ações sociais para fazer com que suas necessidades sejam ouvidas por toda a população e, por consequência, chamam a atenção dos governantes. Tendo sua maior representação no período do governo militar brasileiro, as manifestações populares trouxeram às ruas as reivindicações políticas que alavancaram o término de um longo período de política hegemônica e a instauração da democracia. Nesse período, os movimentos sociais que se opunham ao regime eram divididos em duas grandes ideologias políticas, quais?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
70

Os movimentos políticos contrários à Ditadura no Brasil tinham como característica principal a defesa do sistema democrático e a abertura política, se dividindo entre os defensores da adesão de um modelo mais próximo ao socialismo, como representado pela campanha de Lula em 1989, representando um modelo democrático das esquerdas brasileiras.

Também contra a ditadura e em defesa da democracia estavam os defensores de uma perspectiva liberal, de livre-mercado, como os defensores da campanha de Collor em 1989 (que pretendiam combater a corrupção, os privilégios e desenvolver a economia nacional.


ZLY2016: ???? Qual a alternativa
beatrizgentil14: Os direitos civis e políticos.
klkarlaluana: os movimentos liberais e os movimentos socialistas
Respondido por janderlannascimentoj
151

Os movimentos liberais e os movimentos socialistas.

Perguntas interessantes