ENEM, perguntado por sweetimaginationofic, 4 meses atrás

No Brasil, o sistema de criação de bovinos de corte, geralmente, costuma ser extensivo. Nesse ambiente, aparecem dificuldades de manejo reprodutivo como falha na detecção do estro, presença do bezerro ao pé da vaca e influências sazonais que podem deprimir ou bloquear a ciclicidade desses animais. Esses fatores contribuem para a ocorrência de maior intervalo entre partos, especialmente quando se utiliza estação de monta. Além disso, se as vacas não retornam à atividade ovariana dentro da estação de monta, deixam de conceber e são descartadas. Com o intuito de melhorar esse panorama, muitas propriedades optam por utilizar a inseminação artificial (IA), associada ou não ao controle farmacológico do estro, visando melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho e diminuir o intervalo entre o parto e a primeira inseminação. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir. I. A falha na detecção do estro e consequente inseminação artificial em momentos inadequados em relação à ovulação é fator de insucesso de IA em vacas. II. A sincronização dos estros associada à IA para concentrar o número de vacas em cio e diminuir o tempo gasto com a observação de cios facilita o uso de IA em condições de manejo intensivo. III. Entre as vantagens da IA em relação à monta natural, destacam-se a redução da quantidade de touros, o aumento do valor genético do rebanho, a uniformização da produção de bezerros e a redução dos riscos de difusão de doenças sexualmente transmissíveis. IV. No controle farmacológico do estro, o progestágeno é associado à prostaglandina F2α, para completar, respectivamente, a maturação folicular e a ovulação. V. A prostaglandina F2α é utilizada para induzir a formação precoce do corpo lúteo pós-parto, diminuindo o intervalo entre partos.

Soluções para a tarefa

Respondido por elisarodri
0

Resposta:

I ,  II,  III

Explicação:

I. A falha na detecção do estro e consequente inseminação artificial em momentos inadequados em relação à ovulação é fator de insucesso de IA em vacas.

II. A sincronização dos estros associada à IA para concentrar o número de vacas em cio e diminuir o tempo gasto com a observação de cios facilita o uso de IA em condições de manejo intensivo.

III. Entre as vantagens da IA em relação à monta natural, destacam-se a redução da quantidade de touros, o aumento do valor genético do rebanho, a uniformização da produção de bezerros e a redução dos riscos de difusão de doenças sexualmente transmissíveis.

Perguntas interessantes