No Brasil, o reconhecimento da assistência social pelo Estado aconteceu muito lentamente, a Revolução de 1930 conduziu a questão social ao centro da agenda pública. Na Era Vargas, o Brasil conheceu a força do Governo Federal no cenário político, o período pós-revolucionário baseava-se no Estado de compromisso. A ação pública no campo social aumentou, por isso o governo criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Surgiram, também, os institutos de aposentadorias e pensões (IAPs), que faziam parte de um sistema de previdência social baseado na lógica do seguro, ou seja, o acesso aos benefícios era condicionado ao pagamento de contribuição prévia. Sobre a forma das pessoas serem contempladas, analise as sentenças a seguir: I- Nesse período, apenas as pessoas que tinham vínculo empregatício formal, com carteira de trabalho assinada eram contempladas, os demais eram considerados informais, sem nenhum tipo de proteção social. II- Em julho de 1938, em pleno período de Estado Novo, é criado o Conselho Nacional de Serviço Social, vinculado ao Ministério de Educação e Saúde, formado por pessoas ligadas à filantropia. III- A LBA não atendia às famílias de pracinhas brasileiros enviados à guerra, passou a atender os “pobres”.Assinale a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
Há duas alternativas corretas sobre o reconhecimento da Assistência Social: Alternativas I e II
III - incorreta (a LBA surgiu para atender às famílias de pracinhas brasileiros e passou a atender os ''pobres''.)
Assistência Social
A Assistência Social no Brasil tem sua origem na década de 1940, baseada na filantropia, solidariedade religiosa e na caridade. Em 1947, é criada a LBA - Legião Brasileira de Assistência, que tinha como principal objetivo, auxiliar as famílias dos soldados que tinham sido enviados à 2ª Guerra Mundial e, mesmo após o fim da guerra, continuou a ajudar as famílias carentes.
LBA - Legião Brasileira de Assistência
Foi criada para que as primeiras-damas - esposas dos políticos - pudessem trabalhar em favor dos mais necessitados. Mas em 1991, houve várias denúncias de desvios de verbas durante a gestão de Roseane Collor - esposa do então presidente Fernando Collor de Melo. Por fim, a LBA foi extinta em 1995, no primeiro dia do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Entenda mais sobre Assistência Social em:
https://brainly.com.br/tarefa/23720599
#SPJ1