História, perguntado por juliasaiki, 5 meses atrás

No Brasil, o movimento operário e sindical constituiu-se ao longo da Primeira República (1889-1930), enfrentando dificuldades de toda ordem, tais como as más condições de vida, a insensibilidade das classes patronais e o preconceito das elites políticas do país.

Liderado pelos anarco-sindicalistas, pelo menos até 1917, esse movimento conheceu modificações a partir dos anos 30, mantendo essas novas características até a década de, 70.

Responda;

a) Explique uma razão do crescimento do movimento operário na 1a República.

b) Cite dois fatores que contribuíram para a perda de influência do anarquismo sobre o movimento operário na 1a República.

Soluções para a tarefa

Respondido por bellasantos10
4

Resposta:

A) A ascensão do movimento operário no Brasil naquele anos finais da década de 1910 relacionava-se diretamente à vitória dos comunistas na Revolução Russa. Vários grupos operários no Brasil e no mundo acreditavam que havia chegado o momento de colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.

B)No início da formação dessa classe de trabalhadores percebemos a predominância de imigrantes europeus fortemente influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. Contando com um inflamado discurso, convocavam os trabalhadores fabris a se unirem em associações que, futuramente, seriam determinantes no surgimento dos primeiros sindicatos. Com o passar do tempo, as reivindicações teriam maior volume e, dessa forma, as manifestações e greves teriam maior expressão.

*Espero Ajudar*

Explicação:

Resumindo: eles expusaram ele fazendo uma greve.


juliasaiki: obg, vc me ajudou muito
Perguntas interessantes