no Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931. Atualmente, ainda há essa adoção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O atual Presidente Jair Bolsonaro suspendeu o horario de verão no Brasil desde o ano passado 2019.
Explicação:
O horario de verão tinha como objetivo a redução de consumo de energia, tendo dias mais logos com aproveitamento de luz natural.
Texto do G1. - Acontece que, nos últimos anos, mudou o padrão de consumo do país. Lâmpadas incandescentes foram substituídas por lâmpadas mais eficientes e o horário de pico de energia se deslocou do início da noite para o meio da tarde, por volta das 15h, devido ao aumento expressivo do uso de ar-condicionado. Além disso, entraram em operação no país novos sistemas de geração de energia, principalmente de energias como eólicas e solar – que são mais baratas –, fazendo com que haja sobra de energia no sistema.
“A economia gerada hoje pelo horário de verão é irrelevante. O impacto no sistema é muito pequeno", afirma o coordenador do Coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da UFRJ.
Para ele, não faz mais sentido, do ponto de vista de segurança do setor elétrico e de custo ao consumidor, a adoção do horário de verão. Ainda mais em um cenário de ociosidade na capacidade de oferta de energia instalada, por conta da recessão econômica. "Temos hoje sobra de energia no Brasil. Esse dado respalda tecnicamente a decisão do governo", diz.