No Brasil, o estilo barroco ganhou, a partir da década de 1920, com o modernismo, uma importância predominante na construção de uma identidade cultural e estética própria – a chamada “brasilidade”. O termo “barroco” provocou uma controvérsia, discutida até hoje, não somente por historiadores e críticos de arte. Assim como muitos outros artistas e críticos modernistas dos anos 1930, Mário de Andrade e seu aluno Luiz Saia viajaram a Minas Gerais e desenvolveram o conceito de uma arte brasileira nacional autóctone construída com base no “barroco de Minas”.
Aleijadinho, o escultor mineiro, configurava-se entre os principais artistas exaltados pelos modernistas brasileiros.
A redescoberta moderna, não apenas das obras do artista, mas também de sua mestiçagem,
a)embasou os ideais do Movimento Pau-Brasil com a ideia de uma identidade cultural e estética brasileira própria.
b)serviu como inspiração para o Movimento Antropofágico, o qual buscava criar uma estética brasileira pura.
c)representou uma contradição interna do movimento modernista, devido à defesa de uma nova forma artística.
d)evidencia um caráter meramente estético do movimento, para o qual a ideia de identidade ou raça era irrelevante.
e)expõe uma das principais fragilidades movimento, ao defender uma nova estética, baseada em padrões antigos.
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