No Brasil, nos anos de 1960, durante o regime político militar, mudanças reais nos currículos puderam ser observadas através das reformas educacionais. Através de um novo Decreto-Lei, número 869 foram incluídas nos sistemas educacionais disciplinas como as de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira, sendo que nos cursos superiores foi incluída a disciplina de Estudo de Problemas Brasileiros.
A respeito do objetivo dos governos militares em colocar essas disciplinas como o centro ou eixo curricular analise as afirmações a seguir:
I. As disciplinas estavam baseadas na filosofia da teologia da libertação da Igreja Católica, que auxiliava na manutenção das ideias e das ações dos presidentes militares.
II. As disciplinas se constituíram como versões adaptadas da Doutrina de Segurança Nacional, em que a educação era concebida como um instrumento de controle ideológico.
III. As disciplinas eram versões adaptadas dos quartéis generais americanos, que ofereciam suporte de consultoria para os exércitos brasileiros, ajudando a elaborar os currículos das escolas públicas.
IV. Os currículos eram preenchidos, também, pelo viés tecnicista, que buscava trazer para a formação a questão da formação eficiente para o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA sobre quais afirmativas anteriores e a educação do regime militar brasileiro são verdadeiras:
Escolha uma:
a. I e IV, apenas.
b. II e IV, apenas. Correto
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:
b. II e IV, apenas. Correto
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Respondido por
3
Resposta:
Resposta: ll e lV
letra B
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás