No Brasil, muitas facções criminosas surgiram dentro de instituições, por quê
Soluções para a tarefa
Crime organizado ou organização criminosa são termos que caracterizam grupos transnacionais, nacionais ou locais altamente centralizados e geridos por criminosos, que pretendem se envolver em atividades ilegais, geralmente com o objetivo de lucro monetário.
A prática criminosa vem se desenvolvendo e se “aperfeiçoando” ao longo dos anos. A prova disto se dá em face do surgimento das organizações criminosas, que têm exercido forte influência tanto em comunidades situadas por todo o País, como também nos próprios presídios e penitenciárias. Trata-se de diferentes aglomerados de indivíduos imersos em práticas criminosas de todos os tipos, que exercem disputas entre si, em busca, dentre outras coisas, do monopólio sobre o tráfico de entorpecentes.
As facções criminosas surgem, portanto, a partir da aglomeração de pessoas com histórico criminal, que visam atingir fins econômicos. O tráfico de entorpecentes e armas, os resultados de ações contra o patrimônio (roubo, furto, estelionato), assim como os demais crimes planejados e executados por estas organizações, são tidas como práticas extremamente lucrativas e com mercado consumidor garantido, tanto no âmbito nacional como internacional. Nessa perspectiva, as facções desenvolvem um sistema próprio de ação, fato que tem fomentado intensas disputas entre as várias organizações já conhecidas e consolidadas em todo território nacional.