No Brasil há várias correntes pedagógicas que norteiam o trabalho desenvolvido nas escolas, seja na gestão da escola ou nas práticas escolares cotidianas. A pedagogia histórico-crítica entende que o ensino deve levar em conta a cultura dos estudantes, contemplando a diversidade da turma. Qual é a metodologia utilizada nessa corrente?
a) Mediação.
b) Pedagogia de projetos.
c) Interação.
d) Intervenção individual
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa A.
Explicação: A metodologia utilizada na corrente histórico-crítica é a Mediação.
PERGUNTA:.
Entende-se por Escola Nova as correntes da Educação que acreditam que os estudantes são seres ativos e curiosos e que, portanto, para que aprendam, devem ser colocados no centro do processo de ensino e aprendizagem. Nessa concepção, encontra-se a pedagogia não diretiva, que defende que a escola deve adequar-se às individualidades dos estudantes.
Para tanto, o papel do professor nessa perspectiva deve ser.:
RESPOSTA: professor facilitador;
A pedagogia não diretiva vê o papel do docente como o de um facilitador, ou seja, aquele que mantém um modelo democrático no ambiente escolar e auxilia na realização das experiências de aprendizagem, não sendo ele o detentor do conhecimento, e sim os alunos. Diferentemente, o professor mediador é concebido como aquele que é autoridade competente e que direciona os processos de ensino e aprendizagem, atuando como mediador entre conteúdos e alunos. Os professores conteudista, disciplinar e tecnicista são aqueles que são o centro do processo de ensino e aprendizagem, voltados para a transmissão do conhecimento e de técnicas e responsáveis por manterem a ordem.