Sociologia, perguntado por pauloctavio, 1 ano atrás

No Brasil existe uma espécie de cultura política do paternalismo e do clientelismo, que mancha de maneira negativa a república nacional. Marque a alternativa que expressa CORRETAMENTE tal situação:


a. A existência desse tipo de cultura política, apesar de negativa, auxilia de alguma forma na construção do ideal de nação, que é pautado pela cidadania e pela democracia.
b. A democracia brasileira ainda passa por um processo de amadurecimento e consolidação, o que significa dizer que a cultura política do paternalismo e do clientelismo está sendo drasticamente superada
c. A defesa de interesses particulares e a troca de favores estão diretamente associadas à cultura política citada no enunciado, representando um grave entrave para o avanço da cidadania e da democracia na república brasileira
d. Há a presença do demagogo na política, que orienta e articula politicamente as pessoas conforme interesses que não são condizentes com a forma republicana de governar.
e. Várias elites políticas estaduais lutam de maneira árdua para o fim de tal cultura política, uma vez que ocupam cargos de poder público dos altos escalões da política nacional há gerações

Soluções para a tarefa

Respondido por nessinhaquip5hr6w
11
alguem sabe a resposta


rosecontabil: A resposta correta é: A defesa de interesses particulares e a troca de favores estão diretamente associadas à cultura política citada no enunciado, representando um grave entrave para o avanço da cidadania e da democracia na república brasileira .
Respondido por jaquelinevargas24
0

Resposta:

d)  A defesa de interesses particulares e a troca de favores estão diretamente associadas à cultura política citada no enunciado, representando um grave entrave para o avanço da cidadania e da democracia na república brasileira.

Explicação:

Se atualmente é possível perceber graves problemas como as desigualdades sociais e a extrema dificuldade dos movimentos sociais em obter conquistas em suas lutas, é exatamente porque os interesses particulares e a troca de favores se colocam como práticas acima da defesa da “coisa pública”, o que representa um atraso em termos de democracia no Brasil.

Perguntas interessantes