NO BRASIL EXISTE UM CAMPEONATO NACIONAL DE FUTSAL?
JUSTIFIQUE
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Liga Nacional de Futsal é o campeonato brasileiro da modalidade de futsal. Foi criada em 1996 pela Confederação Brasileira de Futsal com o propósito de profissionalizar o calendário das equipes do país. Para participar do campeonato, é preciso comprar uma franquia ou se associar a uma franquia já existente.
Resposta:
A primeira edição das regras aconteceu em 1956, em São Paulo, pelo Professor Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes. Mas, em 1957, a Confederação Brasileira de Desportos tomou medidas para centralizar as decisões do futebol de salão, criando o Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão. Em 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, que começou a sua vigência a partir de 1980.
A entidade máxima organizacional do futebol de salão, Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), foi criada em 25 de julho de 1971, a partir de uma reunião com representantes dos seguintes países: Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Portugal. A FIFUSA organizou os primeiros três campeonatos mundiais dessa modalidade, tendo os outros montados sob os cuidados da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Os campeonatos também são organizados a cada quatro anos, seguindo o padrão do campeonato de futebol de campo. Dos nove torneios mundiais oficiais, o Brasil venceu seis; a Espanha teve duas vitórias; e o Paraguai uma.
A partir das regras oficiais, tem-se que as dimensões da quadra para a prática do futsal devem medir 40m de comprimento X 20m de largura. As linhas que demarcam o limite da quadra devem estar localizadas a dois metros de qualquer obstáculo que a circunde, como grades, alambrados, telas ou paredes. Além disso, todas as linhas demarcatórias na quadra devem medir oito centímetros de largura.
A partida é iniciada com o confronto de duas equipes, cada qual com cinco jogadores, dos quais um deve ser o goleiro. O número permitido de reservas é de sete jogadores. É interessante notar que não há limites para substituições. A partida tem duração de quarenta minutos, dividida em dois tempos de vinte.
Para finalizar, serão apresentados os principais fundamentos desse esporte:
- Domínio de bola: o ato de o jogador dominar a bola é feito, geralmente, com a sola do pé sobre a bola, fato que o diferencia do futebol de campo;
- Passe: é o ato de transferir a bola de seu domínio para o domínio de outro jogador do mesmo time;
- Condução: caracteriza-se pelo jogador movimentar-se pelo espaço de jogo, com a bola sob seu controle;
- Recepção: trata-se da interrupção de passes;
- Chute: Existem diversas situações em que ele ocorre, mas trata-se, de modo geral, do ato de o jogador golpear a bola com o pé;
- Cabeceio: Ato de direcionar a bola com a cabeça, a partir de uma bola alta.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP
Explicação: