no brasil em 2016 cerca de 7000 de papel e papelao foram reciclados diariamente com isso, quantas arvores aproximadamente foram poupadas por dia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reciclagem de Papel
A reciclagem de papel pode se tornar um dos negócios mais rentáveis no Brasil nos próximos anos, além de ter um impacto direto e imediato na proteção da natureza.
O papel foi fabricado pela primeira vez na China, em 105, por Ts’AiLun. Sua fabricação foi feita por desintegração de fibras de diversos materiais. Hoje o papel é fabricado a partir da extração da celulose de árvores e, até mesmo, a partir de aparas, por meio do processo de reciclagem (Paraná, 2006). A celulose pode ser obtida a partir de qualquer material fibroso, porém somente algumas espécies de árvores têm a qualidade e a pureza adequadas. No Brasil, as espécies apropriadas para a produção do papel são eucalipto, pinho e gmelina.
A indústria de papel e celulose tem grande importância no Brasil, sendo responsável por, aproximadamente, 1% do PIB do país. A primeira fábrica de papel foi instalada no país em 1852 porém, somente em 1956 ocorreram investimentos governamentais significativos para o setor. Em 1968, com o investimento de uma empresa norueguesa no Rio Grande do Sul, iniciou-se a descoberta da potencialidade da estrutura brasileira na produção de papel.
A RECEITA PARA TURBINAR SEU COMÉRCIO DE RECICLÁVEIS
Na década de 70 houve o crescimento do setor no Brasil, com o incentivo do governo à produção de papel para a exportação. No entanto, a produção que se consolidara nos anos 80 teve uma queda nos anos 90, provocada pela crise nacional dos Planos Collor I e II. Somente em fins do século XX e início do XXI, houve um restabelecimento do setor no Brasil.
De acordo com os dados da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, o Brasil extraiu 8 milhões de toneladas de celulose em 2002, o que significou um aumento de 7,9% em relação a 2001. Já o consumo de papel cresceu 1,2% no mesmo período. Em 2008, a produção atingiu 12,85 milhões de toneladas, o que fez com que o Brasil se posicionasse como quarto produtor mundial. Em média, estudos mostram que o consumo no Brasil é em torno de 6 milhões de toneladas por ano.
Fabricação de Papel
O papel é basicamente fabricado de fibras de celulose extraído de arvores com um alto teor de celulose. As árvores mais usadas no Brasil para a fabricação de papel são:
Os pinheiros que possuem fibras mais longas e por isso é mais resistente e possui preço baixo
Os eucaliptos, que possuem um crescimento muito rápido
Na fabricação de papel, o grande desafio é separar a celulose da lignina e para isso existem vários processos. Seja qual for o processo escolhido, é essencial obter fibras longas de celulose, pois este é o principal fator de qualidade do papel.
Através do processo mecânico, a madeira é triturada para a separação da hemicelulose. As fibras resultantes do processo de trituração são curtas e com isso, de baixa qualidade.
O processo químico que mais se destaca é o chamado KRAFT, conseguindo um papel de qualidade superior, contudo, neste processo existe a geração de um resíduo muito tóxico conhecido como licor negro produzido pela dissolução da lignina da madeira.
Os impactos da produção do papel são maiores que os de sua disposição pósconsumo. Como o papel é biodegradável, a maior preocupação está na derrubada de árvores e plantio de “monoculturas” para sua produção e nos resíduos gerados durante seu processo de fabricação. A diminuição da biodiversidade é uma das causas de aumento da probabilidade de desequilíbrios ecossistêmicos. Desta forma, incentivos para a reciclagem abrangem não só aspectos econômicos como, também, de sustentabilidade.
e so menos 7000 mil por 2016
que e 4 ,984
A reciclagem é fundamental na busca pela sustentabilidade. Uma tonelada de aparas pode evitar o corte de 10 a 12 árvores provenientes de reflorestamentos e o uso de aparas para a reciclagem leva à economia de insumos, em especial da água utilizada nos processos de produção a partir da celulose.