No Brasil é recorrente os baixos índices de qualidade no desenvolvimento de estudantes acadêmicos em leitura, interpretação, compreensão e postura crítica, devido às situações gerais e seus inúmeros fatores. Para tanto, Severino (2007) elenca 5 processos que podem guiar os estudantes acadêmicos na elaboração de diferentes atividades no cenário acadêmico. Dentre as alternativas temos uma ou talvez duas que podem não estar de acordo com as colocações do autor.
I) Leitura textual é a primeira abordagem do texto com vistas à preparação da leitura, assim, por isso é importante realizar uma leitura atenta e corrida e que busque esgotar a compreensão do texto.
II) Leitura temática é segunda abordagem cuja a finalidade é a compreensão global do texto, procurando “ouvir” o autor e aprender o conteúdo da mensagem. Perguntas como: do que fala o texto? Qual o problema discutido? O que o autor fala sobre o tema? Que ideias apresenta a respeito do assunto? Que explicações oferece, nos ajudam nesse processo.
III) Leitura Interpretativa na qual o leitor deverá tomar uma posição sobre o conteúdo apresentado, buscando encontrar uma compreensão do pensamento expresso no trabalho analisado. Deve, depois disso, fazer uma análise crítica, sendo necessário tomar posição no que se refere ao conteúdo.
IV) Problematização é a abordagem que vale perguntar qual o problema a ser solucionado no texto? Como responde ao problema levantado? Que posição assume? Que ideia defende? O que quer demonstrar? As respostas a estas questões, revelam a ideia central do autor e do texto. Ressaltamos que nesta fase, não podemos trazer para o texto nossa visão de mundo, e nem mesmo outros textos que conhecemos que se assemelham ou se distanciam do tema em questão.
V) Síntese pessoal é o momento em que podem ser encontrados subsídios que servirão de base para o resumo ou síntese de um novo texto. Uma vez cumpridas essas etapas, os problemas levantados poder ser discutidos em grupo e novos debates e reflexões podem surgir, sendo essenciais à atividade científica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As alternativas I e IV estão corretas
Explicação:
As alternativas que não estão de acordo com Severino (2007) são as de número I e IV.
Em seu livro que trata sobre Metodologia do trabalho científico, Severino (2007) aponta que, na verdade, a leitura textual (alternativa I) não deve buscar esgotar a compreensão do texto. Também, não podemos confundir a tarefa de determinação da problemática, com a quarta abordagem, chamada de problematização geral. Nesta última, a problematização (alternativa IV) é dada a partir da análise do próprio leitor, para discussão e reflexão, considerando todos os elementos do texto, estejam eles implícitos ou explícitos, e não apenas as questões levantadas e discutidas pelo autor.
Severino e a metodologia do trabalho científico
Antônio Joaquim Severino é um filósofo brasileiro que, ao longo de sua trajetória, realizou trabalhos notáveis na área da Educação e da Filosofia da Educação. Uma de suas publicações mais famosas é o livro "Metodologia do trabalho científico", de 2007.
No livro, o autor faz um amplo debate sobre a problemática da leitura, interpretação e redação textual em diversos níveis e âmbitos da vida acadêmica. Buscando auxiliar na solução desses problemas, Severino apresenta ferramentas que podem nortear o estudante no processo das diversas atividades de leitura e redacionais da academia.
O autor apresenta 5 abordagens que orientam a leitura, a análise e a interpretação de textos, quais sejam:
- Análise textual: o leitor deve preparar o texto, buscando ter uma visão geral do mesmo, do seu vocalubário e dos autores, através de uma leitura corrida, sem necessariamente esgotar a compreensão do texto.
- Análise temática: aqui, sim, a leitura busca a compreensão da mensagem através da identificação do tema, dos problemas, da tese do autor e seu raciocínio.
- Análise interpretativa: esta etapa da abordagem se volta, sobretudo, para o leitor, que deverá, enfim, tomar uma posição sobre as ideias apresentadas no texto, devendo ir além da mensagem objetivamente contida nele, promovendo associações, referências e críticas.
- Problematização: nesta etapa, é o leitor quem irá identificar os problemas na mensagem do texto. O leitor apontará e discutirá problemas de um modo geral, explícitos ou implícitos, dos mais objetivos aos mais complexos de interpretar.
- Síntese: a etapa final do processo, onde o leitor reelabora a mensagem, dentro dos padrões exigidos pela atividade científica que esteja realizando (p.ex. resumo, redação, nota) trazendo sua reflexão pessoal e apontando as discussões e conclusões que produziu.
Aqui você também pode aprender mais sobre:
Metodologia científica: https://brainly.com.br/tarefa/20790091
Texto científico: https://brainly.com.br/tarefa/4526153
Gêneros textuais: https://brainly.com.br/tarefa/3615061
Espero ter ajudado e te desejo bons estudos!
#SPJ2