Biologia, perguntado por enderbielknobbe, 10 meses atrás

No Brasil e em outros países, o controle de pragas é realizado por meio de inseticidas, o que acarreta o encarecimento dos produtos e pode colocar em risco a saúde humana. Uma solução para combater as pragas e promover o restabelecimento do equilíbrio ecológico é por meio do controle biológico. Explique em que se baseia o controle biológico e dê exemplos​

Soluções para a tarefa

Respondido por dasfsdf
6

Resposta:

O controle biológico é um fenômeno natural, o qual consiste no controle do número de plantas e animais pelos seus inimigos naturais ou introduzidos. Podendo ser útil para o controle de patógenos, pragas e “ervas daninhas”. Para isto, envolve o mecanismo de densidade recíproca, onde uma população é controlada por outra população, isto é, um inseto praga é sempre controlado por outro inseto, que por sua vez é predador do inseto praga e assim mantem o equilíbrio natural do ambiente, onde se uma das populações aumenta simultaneamente a outra também irá aumentar.

Exemplo: O produto à base de Baculovírus é específico para o controle da lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis). Pode ser misturado no tanque com água para pulverização terrestre (trator) ou aérea. Apresenta a vantagem de ser um produto natural, que não tem qualquer efeito direto sobre o homem, além de não afetar os insetos, inimigos naturais e não apresentar riscos de contaminação do meio ambiente (solo e águas).

Explicação:

Controle biológico é uma área retrata que todas as espécies de plantas e animais têm inimigos naturais, os quais atacam vários estágios de vida de seus alvos.

O termo “Controle Biológico” foi mencionado pela primeira vez em 1919 por H.S. Smith para referenciar o uso de inimigos naturais no controle de insetos-praga em cultivos.


enderbielknobbe: velho se manja muito nisso , valewww
Perguntas interessantes