Sociologia, perguntado por andregustavodemedeir, 9 meses atrás

no Brasil do fim do século XIX do início do século XX, as análises sobre a sociedade brasileira se concentram na formação social do país ,na influência dessa formação e nas características de uma identidade nacional; na década de 1930, a perspectiva sobre a identidade nacional tomou formas sociológicas com as obras de Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, as raças que sucedem a formação do povo brasileiro foram: o branco, o negro e o índio *

Soluções para a tarefa

Respondido por suelydyego45
0

Resposta:

identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder. A partir disso, pôde-se perceber que a construção da identidade, para além de um processo cultural, era também um processo político.

Os esforços para se constituir a identidade brasileira, que também é chamada de brasilidade, estão ligados à necessidade de uma coesão social que acompanhe a existência de um Estado que administra todo o território nacional. Dessa forma, a manutenção de uma máquina administrativa comum a todo o território nacional foi um primeiro passo na construção da identidade.

Contribuiu ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais. A língua seria então um elemento no conjunto de elementos culturais comuns que são constitutivos da cultura nacional.

Porém, durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade nacional, a não ser a formação de forças repressivas militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o território nacional. Os conflitos separatistas provinciais das décadas de 1830 e 1840 eram um obstáculo à integralidade territorial e também à coesão social do país recém-independente.

Perguntas interessantes