História, perguntado por emilyssju, 7 meses atrás

No Brasil colonial (1500-1822) a sociedade que se formou em torno dos engenhos de açúcar era relativamente complexa. Havia os senhores do açúcar, os escravos lavradores de cana e os trabalhadores do engenho. Tempos muito duros. Em relação aos trabalhadores livres do engenho, podemos afirmar que


emilyssju: opções
A) a partir do século XVII, sua utilização como mão de obra se tornou mais lucrativa para a metrópole.
B) eram os responsáveis pela plantação da cana nas suas próprias terras ou nas que arrendavam. Não tinham recursos para ter um engenho.
C) eram proprietários de terras e escravos, chefes de família considerada patriarcal.
D) podiam ser os administradores do engenho, capatazes, gerentes da produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por gisalssantos
4

Resposta:

podiam ser administradores do engenho,capatazes,gerentes da produção

Explicação:

tô fazendo uma prova de história que tem a mesma pergunta,kk

Respondido por martinkoliveira
0

A alternativa correta sobre os trabalhadores livres do engenho é a letra C) podiam ser os administradores do engenho, capatazes, gerentes da produção.

O engenho era o termo utilizado para se referir às grandes propriedades onde se produzia açúcar no Brasil Colonial. Neste espaço, ficavam a casa-grande, do senhor de engenho, as casas de trabalhadores livres e a senzala, onde ficavam os escravos.

Mais especificamente sobre os trabalhadores livres, esses eram empregados especializados em determinadas atividades. Podiam ser os responsáveis por administrar o engenho, sendo também os gerentes da produção. Esses trabalhadores recebiam um pagamento, ou seja, eram trabalhadores assalariados.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/781143

Anexos:
Perguntas interessantes