No Brasil, as transformações no processo de produção ocorreram com a abolição da escravatura e a vinda dos imigrantes europeus para assumirem os postos de trabalho, na condição de empregados, ainda na área rural. Qual a principal contribuição dos imigrantes europeus para os trabalhadores brasileiros no século XIX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Por enfrentarem péssimas condições de trabalho nos núcleos coloniais ou nas fazendas os imigrantes europeus impulsionaram a organização dos trabalhadores a partir da última década do século XIX, quando foi fundada a Confederação Brasileira do Trabalho (CBT). Homens, mulheres e famílias eram encarregados da base de produção material da sociedade, cumprindo a sua função social, ou seja, a conversão da natureza em produtos sociais. Devido ao fato de terem vivido a Revolução Industrial estavam contribuindo para os movimentos de lutas por direitos trabalhistas no Brasil. E, alegando o excesso de mão de obra imigrante, o Presidente Getúlio Vargas aprovou a Lei de Cotas de Imigração, dificultando a entrada de estrangeiros no país. Após a Revolução de 1930, e com o estímulo à expansão das atividades urbanas, o eixo produtivo foi se deslocando da agricultura para a indústria. A Confederação Brasileira de Trabalhadores não estabelecia sua atuação na área rura
Resposta:
A fundação da Confederação Brasileira do Trabalho (CBT)
Explicação:
Por enfrentarem péssimas condições de trabalho nos núcleos coloniais ou nas fazendas os imigrantes europeus impulsionaram a organização dos trabalhadores a partir da última década do século XIX, quando foi fundada a Confederação Brasileira do Trabalho (CBT). Homens, mulheres e famílias eram encarregados da base de produção material da sociedade, cumprindo a sua função social, ou seja, a conversão da natureza em produtos sociais. Devido ao fato de terem vivido a Revolução Industrial estavam contribuindo para os movimentos de lutas por direitos trabalhistas no Brasil. E, alegando o excesso de mão de obra imigrante, o Presidente Getúlio Vargas aprovou a Lei de Cotas de Imigração, dificultando a entrada de estrangeiros no país. Após a Revolução de 1930, e com o estímulo à expansão das atividades urbanas, o eixo produtivo foi se deslocando da agricultura para a indústria. A Confederação Brasileira de Trabalhadores não estabelecia sua atuação na área rural.