Sociologia, perguntado por marivillafane, 1 ano atrás

No Brasil, as estratégias e os planos educacionais a partir dos anos 2000 estiveram fortemente atrelados às cidades e aos contextos urbanos. Considerando que existem escolas em ambientes rurais, comunidades quilombolas e ribeirinhas, por que há preocupação com os diálogos entre a cidade e as escolas nas reflexões sobre o exercício pedagógico?​​​​​​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardaperin4
25

Resposta:

d)Grande parte da população brasileira se concentra em áreas urbanas, situação que tende a se intensificar nos próximos anos, fomentando a preocupação das instituições com as práticas educacionais nesses espaços.

Respondido por cleolopes19
15

Resposta:

d)

Grande parte da população brasileira se concentra em áreas urbanas, situação que tende a se intensificar nos próximos anos, fomentando a preocupação das instituições com as práticas educacionais nesses espaços.

RESPOSTA CORRETA

De acordo com a ONU Habitat, a taxa de urbanização do Brasil e dos países do Cone Sul chegará a 90% da população total até 2020. Por isso, as dinâmicas e práticas sociais desenvolvidas nos contextos urbanos são direcionadoras para todo o país, incluindo aquelas que definem as formas de relação e diálogo entre as escolas e os contextos de inserção urbana. Assim como a presença da escola nas cidades exprime um tipo de relação social, a escola nos campos também oferece um tipo de relação específica com seus estudantes, que deve ser observada e levada em conta no delineamento de diretrizes e políticas educacionais.

Perguntas interessantes