No Brasil as cidades cresceram de forma acelerada durante o século XX, devido a concentração de atividades econômicas, associadas à migração da população rural para as cidades. No início deste mesmo século, a regulamentação dos espaços permitiu ou até obrigou o poder público a?
Escolha uma:
a. participar da compra industrial.
b. participar da compra de habitação social.
c. participar da produção de habitação social.
d. participar da produção industrial.
e. participar da produção industrial e habitação social.
Soluções para a tarefa
O processo de industrialização pelo qual passaram as cidades brasileiras no inicio do século XX mudou toda a dinâmica anteriormente existente nesses espaços.
A industrialização vem acompanhada de êxodo rural (para a formação dos “exércitos de reserva”) e encontra uma espaço despreparado para receber essas pessoas. Ainda mais nesse período, onde a cidade não se conhecia exatamente como cidade, como algo de identidade tão diferente do campo como é hoje em dia.
Mas com esses processos ocorrendo e se intensificando, a cidade consome vorazmente esse espaço o qual se localiza e que passa a chamar de seu. Os indivíduos, sobrevivem em suas entranhas.
Vimos uma presença cada vez menor de empresas estatais aqui no Brasil. E não é observada ações para alguma mudança. No maximo, vemos ações onde o governo terceiriza essa sua produção (e seus serviços) por meio de incentivos fiscais, acordos e programas de financiamento. Mas ele não participou da compra industrial muito menos da produção industrial. O que lhe coube, nesse espaço foi regulamentar o trabalho e fornecer infraestrutura básica para que esses espaços não fossem engolidos junto com seus moradores.
Nos anos 30, São Paulo teve “a hospedaria” que recebia os imigrantes recém chegados e orientava e determinava para onde deveriam ir para trabalhar. Esse processo também foi majoritariamente terceirizado, mas coube (e ainda cabe) ao Estado participar da produção de habitações sociais, tanto na construção quanto – principalmente talvez – na organização e no planejamento dessas habitações, já que nos processos industriais a política Estatal deixou de ser a interferência direta.
Assim, alternativa C é a correta.