No Brasil, após o golpe, a estrutura econômica apresenta-se sem alteração, ou seja, a presença viva do capitalismo, dos latifundiários e o domínio do capital estrangeiro. Na questão política, ocorre a preservação da burguesia como classe hegemônica, que camuflada pela proteção militar, continua a exercer o domínio de classe, contudo não diretamente, mas continuam a compartilhar a mesma visão de mundo burguesa. Segundo CHIAVENATO, 1994, p. 48, o que aconteceu no ano de 1963?
Soluções para a tarefa
Chiavenato se refere ao ano de 1964 que, em suas características econômicas e sociais manteve-se semelhante aos anos anteriores, 1963, 1960 e etc. Isso quer dizer que o golpe apenas facilitou a ascensão de uma política autoritária mas que manteve as estruturas econômicas.
Abraços!
Olá!
Logo que congresso alterou a constituição brasileira nesse ano de 1963 implantando o regime parlamentarista (sistema em que o primeiro-ministro assume o poder legislativo pela constituição empossado como Chefe de Estado sem ser eleito pelo povo) diante disso João Goulart assume a presidência da República, com o passar do tempo a população ficou insatisfeita com os problemas econômicos que o país enfrentava, diante disso muitas pessoas passaram sérias crises financeiras. E lutaram pelo plebiscito (comício popular com decreto) e neste decreto cerca de 10 milhões de brasileiro estiveram insatisfeitos e concordaram pela revogação do parlamentarismo e optando pela volta do presidencialismo.
_______________________________
Espero ter ajudado, saudações, DexteR! =)