No Brasil, algumas construções foram iniciadas no século XVI ou XVII. Algumas foram restauradas e mantiveram a planta e/ou fachada originais, outras receberam inovações arquitetônicas. Outras, ainda, foram construídas no século XVII e terminaram as obras no século XVIII, sobretudo com relação à decoração no interior das mesmas. Outras vezes, as fachadas já acabadas recebiam decoração posterior.
Texto 1. O entalhador e escultor, Francisco Xavier de Brito (? – 1751) trabalhou no Brasil em diversas igrejas do Rio e Minas Gerais no estilo Barroco.
Texto 2. No interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, construída, com interrupções, entre 1653 e 1773. A obra de Francisco Xavier de Brito se destaca junto aos entalhes: muitos anjinhos surgem entre medalhões e texturas em movimento.
A partir dos textos apresentados redija um texto dissertativo, abordando:
As diferenças entre as construções levantadas nos séculos XVI, XVII e XVIII, chamadas de Barrocas e aquelas construções restauradas ou reformadas que receberam detalhes a partir de meados do século XVIII, cujo estilo é chamado de Rococó.
Escolha uma construção de um ou outro estilo para comentar. Apresente o nome da construção, quando ela foi construída ou reformada e onde ela se encontra.
OBS: Sua resposta deve contemplar a questão com ciência e justifica-la, baseado em conhecimento e em pesquisa. Lembre-se de indicar as referências bibliográficas, pois elas são avaliadas, inclusive pela qualidade. A Wikipédia não é considerada uma fonte confiável.
Soluções para a tarefa
O termo Rococó se deu diretamente pela ligação do nome com a palavra "Concha" e assim, uma estética a partir das produções artísticas com pedaços de vidro que se assemelhavam a conchas, seja em artesanal ou em grutas artificiais sob essa estética.
O Barroco foi o estilo que veio para substituir o Rococó.
O Barroco marca sua ascensão a partir da obra: Prosopopéia.
Dentre suas principais características do barroco podemos destacar:
Os conflitos dualistas entre as divindades e o homem, existindo um antropocentrismo exacerbado assim como o teocentrismo.
O barroco também dialoga sobre o pecado, assim como a necessidade do perdão, sendo a religiosidade o tema mais comum nas obras literárias do período.
As esculturas barrocas dialogavam diretamente com a religiosidade, enquanto as pinturas podiam ser interpretadas pela misticidade, assim como um toque emocional.