No Brasil, a tendência pedagógica tradicional foi adotada por volta do final do século XIX, possuindo características bem peculiares quanto ao processo de ensino e aprendizagem. A escola era caracterizada como o único local onde os alunos poderiam ter acesso aos conhecimentos científicos. Dessa forma, qualquer conhecimento obtido fora da escola não era considerado para o processo de ensino e aprendizagem formal, isso incluía as vivências dos alunos e seus conhecimentos cotidianos. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar,
Soluções para a tarefa
Resposta:
No Brasil, a tendência pedagógica tradicional foi adotada por volta do inal do século XIX, possuindo características bem peculiares quanto ao processo de ensino e de aprendizagem. A escola era caracterizada como o único local onde os alunos poderiam ter acesso aos conhecimentos cientíicos. Dessa forma, qualquer conhecimento obtido fora da escola não era considerado para o processo de ensino e de aprendizagem formal, isso incluía as vivências dos alunos, seus conhecimentos cotidianos. Os conteúdos trabalhados, nessa escola, constituíam-se dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade; estes eram transmitidos aos alunos como verdades absolutas, portanto, não poderiam ser contestados. As disciplinas eram tratadas isoladamente, desvinculadas dos interesses dos alunos e da realidade concreta (LIBÂNEO, 1994). Os métodos adotados eram a exposição oral e a reprodução de modelos. Assim, o ensino acontecia por meio da repetição, memorização e reprodução.
Resposta: Alternativa 3
Explicação: Alternativa 3:
Na tendência tradicional de ensino o professor é o detentor do saber historicamente acumulado, cabe a ele transmitir estes conhecimentos aos alunos.